quarta-feira, 6 de março de 2013

Tabagismo


Segundo SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia) 26% dos brasileiros com mais de 16 anos  fica exposto em média há quatro horas por dia a fumaça do cigarro em ambientes fechados.
Segundo o Datafolha, mais da metade do grupo de fumantes passivos ficam até duas horas respirando a fumaça dos outros. Isso é pior do que passar duas horas fumando direto, pois a pessoa fuma a fumaça pura, sem passar por filtro.
Segundo o presidente da SBPT, Jussara Fiterman, a condição dos fumantes passivos é pior, pois a maioria dos municípios não proibiu fumódromos e devido às pessoas que moram com fumantes.
Segundo o estudo mais recente do Inca a geração de brasileiros nascidos a partir da década de 80 começa a fumar aos 17 anos. No Centro-Oeste e Nordeste começa antes dos 15 anos de idade. A proporção de jovens do sexo feminino que começa a fumar antes dos 15 anos é 22% maior do que os homens. Os jovens são a parcela da população que menos procurou ajuda para deixar de fumar.
Os jovens são os mais sensíveis para a propagada pró-tabaco do que os adultos. Isto indica um esforço da indústria de tentar atingir as pessoas com menos de 24 anos. Isto fortalece a necessidade de criar estratégias de informação sobre o tabaco por meio de formatos e conteúdos variados.
Na pesquisa os jovens relataram um nível de dependência elevado ou muito elevado em relação aos adultos. Segundo o Inca a pesquisa demonstrou a necessidade de melhores ações  de controle do tabagismo entre a população de 14 a 15 anos.

Um comentário:

  1. Postei alguns esclarecimentos sobre o cigarro, que muitos começam na adolescência e custam a largar certo vício, esta ai as estatísticas para todos verem como a propaganda manipula a massa jovem e também o exemplo dos pais.

    ResponderExcluir