De acordo com levantamento do Ipea, menos da metade dos jovens entre 15 e 17 anos está no ensino médio, onde deveria. Baixa escolaridade prejudica conquista de espaço no mercado de trabalho
A dificuldade dos jovens brasileiros de conseguir emprego é reflexo da baixa escolaridade. Aos 17 anos, Mariano do Nascimento Santos está na escola, mas bem longe do ensino médio, nível que deveria frequentar, pela idade.
O rapaz cursa a 5ª série do ensino fundamental numa escola pública do Lago Norte. Este ano, entrou para a classe de aceleração e faz as aulas à noite. Mariano confessa que nem se lembra mais de quantas vezes repetiu o ano. “Eu bagunçava muito. Não gosto de escola mesmo. Os professores não sabem ensinar e a estrutura é péssima”, reclama. Mariano vive com a família numa casa simples do Varjão.
Trabalha sem carteira assinada, colocando faixas pela cidade. Pelo serviço, que consome cinco horas e meia do seu dia, ganha um salário mínimo. Ele não pensa em ingressar na universidade. “Quero, no máximo, terminar o ensino médio”, diz.
Assim como Mariano, 82% dos jovens entre 15 a 17 anos freqüentam a escola, mas menos da metade cursa o ensino médio. O dado é da pesquisa Juventude e políticas sociais no Brasil.
Divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), o estudo mostra também que 34% dessa faixa etária não concluiu o ensino fundamental e, pior, 18% estão fora da escola. “Gera um problema lá na frente quando eles forem adultos”, observa a pesquisadora Luseni Aquino, que coordenou o estudo.
O analfabetismo é um fantasma que insiste em rondar a educação. De acordo com o levantamento do Ipea, 4,7% dos jovens do país entre 25 e 29 anos são analfabetos, no Nordeste, a proporção sobe para 11,6%. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, no entanto, a falta de letramento entre os jovens de 15 a 24 anos tornou-se um problema residual, com taxas em torno de 1%.
Comentário:
Podemos ver refletido hoje nos jovens o único problema da modernidade: eis que a internet facilita tudo, menos na compreensão, criatividade e raciocínio humano. Um computador não vai te explicar exatamente o que um livro do século XIX quer dizer, sendo que nessa época os costumes e gírias eram outros. O único jeito de você conseguir ler um livro completo e entender é: tirar uma tarde para deixar tudo desligado, sentar no sofá e se concentrar. No começo é difícil, mas não impossível.
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